Estudo e Desenvolvimento de Jogos

Apresentação
O Jogo de Computador apresenta-se como um inovador meio de comunicação, aprendizagem e relacionamento, constituíndo uma importante parte do mercado de produtos culturais. O seu desenvolvimento implica um conhecimento e capacidade crítica dos jogos enquanto produtos culturais e a organização de competências frequentemente multidisciplinares, e o conhecimento e adaptação de técnicas especializadas de âmbitos como interface, computação gráfica e multimédia, inteligência artificial, simulação e gestão de projecto. Com esta unidade curricular pretende o desenvolvimento das competências necessárias para a produção de Jogos de Computador, nomeadamente ao nível da análise, concepção, construção e avaliação de jogos e gestão do seu processo de produção, preparando o aluno para a indústria ou para a investigação enquanto sub-área da Interacção Humano-Computador.

Conhecimentos de base recomendados (áreas ou disciplinas)
Presumem-se os conhecimentos e capacidades correspondentes ao primeiro ciclo em Eng. Informática.

Métodos de ensino
Combinação de estudo de textos na área com realização de um projecto semestral de concepção e implementação de uma demonstração de jogo original a realizar em equipas de 3 elementos.

Resultados de aprendizagem
1. Conhecimento e capacidade de compreensão:
1.1. Compreensão e análise crítica dos jogos enquanto produtos culturais.
1.2. Compreensão das diversas perspectivas de análise e modelação de jogos.
1.3. Compreensão dos jogos enquanto fenómeno sócio-técnico.
1.4. Compreensão dos jogos como suporte de aprendizagem.
1.5. Compreensão do papel das diversas técnicas no desenvolvimento de jogos.

2. Aplicação de conhecimentos e compreensão:
2.1. Análise e desenvolvimento de conceito para jogos de computador enquanto produtos culturais, contextualizadas por estudos multidisciplinares, por objectivos, por públicos alvo e cenários de exploração ou de mercado.
2.2. Capacidade de construção de jogos de computador suportada na prática da indústria e nas técnicas e conhecimentos especializados de informática.

3. Realização de julgamento/tomada de decisões:
3.1. Capacidade de avaliação crítica de conceitos e implementações de jogo.
3.2. Capacidade de avaliação da usabilidade e da experiência da jogo.
3.3. Competência para planeamento e coordenação em equipas multidisciplinares na produção de jogos de computador.

4. Comunicação:
4.1. Comunicação em equipas multidisciplinares na produção de jogos.
4.2. Elaboração de documentação de suporte ao processo.

5. Competências de auto-aprendizagem:
5.1. Aprendizagem autónoma na área de estudos culturais e de jogos.
5.2. Adaptação de técnicas especializadas à construção de jogos.