Space War

Descrição

Construir um jogo multiplayer em que há a exploração do conceito de coopetition: uma combinação de competição e cooperação entre dois jogadores. O jogo teria que ter um equilíbrio entre competitividade e rivalidade entre os jogadores. A sua inspiração seria o clássico SpaceWar.

PROTOTIPAGEM

Decidiu-se que o jogo iria consistir em duas acções distintas, uma defensiva e outra atacante: como tal, um jogador teria que ganhar pontos a aniquilar naves inimigas, enquanto que outro iria reparar barreiras que protegeriam o planeta terra dos invasores.
Foi feita uma prototipagem de baixa fidelidade, com papel, na qual várias pessoas controlavam as naves e os inimigos, de maneira a decidir a gameplay. Desta maneira também se pode concluir o tamanho relativo das diversas naves, etc.
De seguida, foi feito um protótipo de alta fidelidade, usando XNA, que foi demonstrado a potenciais jogadores, de maneira a recolher ideias.
Após o playtest foram feitas várias alterações: a barreira única passou a ter 4 secções, foi adicionada uma maneira de reparar o outro jogador a troco de pontos (ajudando também a equilibrar os jogos em que um jogador é melhor que o outro) e foi ajustado o ritmo pelo qual novos inimigos aparecem.

Resultados

O jogo conseguiu de facto estimular a interacção entre os jogadores. Pode-se concluir ainda que a cooperação entre estes tende a ser nula de início, e a melhorar à medida que estes se apercebem que colaborar trás benefícios mútuos.

Equipa

Alcides Fonseca, Diogo Machado, João Rodrigues, Licínio Roque

Requisitos

  • PC com windows
  • XNA, incluído no instalador

Download

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