Descrição
H.E.A.D. é um jogo de puzzle e plataformas em que o jogador, usando uma tecnologia de “head tracking” (providenciada pela camera presente no Wiimote e na sensor bar da wii colocada na nuca do jogador), controla elementos do cenário. O jogador tem como objectivo guiar uma bola desde o início do nível até certo ponto num dado ambiente; ele terá que fazer isto usando apenas a sua perícia e alguns elementos controláveis do nível, regidos por física realista. O objectivo principal do game design foi a simplicidade : criar um jogo que qualquer pessoa pudesse jogar.
Prototipagem
Durante a fase de game design, foram escritos, em papel, vários protótipos. De forma a colocar todas as pessoas com o mesmo game concept, foram elaborados vídeos em stop-motion que demonstravam algumas ideias e objectos que seriam incluídos na versão final do projecto.
O protótipo foi elaborado após ter sido decidido o software a usar. Começou-se por fazer uma engine gráfica, com um grupo reduzido de objectos, capaz de carregar níveis dinamicamente. Posteriormente, foi criada uma componente física a ser acrescentada ao motor gráfico e os níveis começaram a ser elaborados.
Grande parte do planeamento foi durante a fase de game design, havendo pequenas diferenças técnicas, relativas à jogabilidade.
Depois o jogo foi play tested e o feedback resultante foi usado para ajustar a dificuldade de alguns níveis e físicas. Alguns jogadores queixaram-se da falta de variedade de objectos. Por causa disso foi criado um novo tipo denominado “bumper” e novos níveis foram criados para acomodar este novo objecto. Foi considerada a criação de níveis maiores mas, no entanto, os jogadores ficaram satisfeitos com o tamanho de nível actual.
Resultados
Feedback foi crucial para nos certificarmos que o jogo era divertido. A biblioteca LibWiiuse mostrou-se fácil de usar.
Equipa
Bruno Gouveia e José Teixeira
Requisitos
Wiimote, sensor bar, placa bluetoot e RunTime libraries do Visual C++. Instruções sobre como configurar o wiimote no pc podem ser encontradas aqui. As RunTime libraries podem ser encontradas aqui